Compartilhando a idéia de que é necessário um envolvimento social e aplicações práticas e realísticas das teorias propagadas em sala de aula, o Colégio Integração Minas tem propostas que unem o corpo docente, colaboradores e discentes da escola. Essas combinações situam o aluno do seu papel dentro do processo humanitário e evolutivo da sociedade. Diante disso, leia alguns projetos:

 

Palestras e testes vocacionais e profissionalizantes

Esse é um projeto múltiplo, ou seja, aliam as diversas vertentes do conhecimento e das relações humanas, como a psicologia, a pedagogia, a ecologia, o civismo, a comunicação escrita e falada, a cinematográfica. Desta maneira, a missão é contribuir para a formação de alunos (futuros profissionais) e dar plena convicção do seu futuro profissional.

 

Aulas de comportamento e cidadania

Essa proposta se baseia no princípio de que a escola deve tratar de temas amplos e importantes para o crescimento educacional e humano do aluno, como: política, violência, drogas. Essa discussão propiciam um contato maior do aluno com a realidade que ele está inserido. Lembrando que no Colégio Interação Minas há disciplinas cujo conteúdo abordam a atualidade e propiciam uma discussão entre os estudantes.

 

Esclarecimento e orientação afetivo sexual

Ao tratar do tema orientação afetivo sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. Engloba o papel social do homem e da mulher, o respeito por si e pelo outro, ainda expõe-se dilemas como as discriminações e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos, o avanço de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada na adolescência, entre outros.

                      

Formação cívica e integração social

Proporcionar aos alunos, ao longo dos anos, a capacidade de entender como funcionam os instrumentos de participação popular na soberania e construção da sociedade, conscientizá-los acerca do papel de cada um e de sua responsabilidade diante da comunidade. Por exemplo, convidar oficiais para participarem de atividades e exporem suas ações perante a comunidade.

 

Apresentação de filmes para discussão e confecção de trabalhos

Exibição de filmes comerciais em horários de aula ou no período oposto as aulas. Cada exibição contará com a participação de um responsável da escola. O foco é divulgar a produção cinematográfica e proporcionar aos alunos um momento de discussão sobre temas diversos relacionados a valores, crenças, de acordo com sua faixa etária.

 

Empresa Júnior de Assessoria de Imprensa

É uma atividade pedagógica e comunicacional com o intuito de desvendar e entender o meio informativo (televisão, rádio, impresso, marketing) para os alunos do Colégio Integração Minas. Assim, os estudantes participantes desse projeto – mostrando aptidão – colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas reuniões e aulas. Ao concretizarem o que aprenderam, eles possuem suas produções publicadas pela Assessoria de Imprensa da escola.

 

Hemeroteca (para os alunos do sexto e sétimo anos)

Essa atividade é desempenhada, semanalmente, por meio de aula expositiva. O seu intuito está em despertar, desde cedo, o gosto pela leitura e o domínio de alguns conceitos e técnicas jornalísticas. O trabalho se baseia na coletânea de textos jornalísticos, ou seja, esses são extraídos de jornais, revistas, sites informativos e panfletos; logo são recortados ou impressos, analisados e depois servem de modelos para interpretação. Essa ação se torna estimulante, pois para desempenhar tal tarefa, o aluno tem que saber conceituar texto informativo e conhecer a estrutura de um artigo.

 

Concurso de fotografias (“Um olhar sobre a escrita”)

O projeto ocorre somente com os alunos do nono ano (ensino fundamental). Esses são divididos em grupos com quatro ou cinco estudantes, que depois vão a campo (juntos) em busca de desvios textuais (ortografia, acentuação, pontuação, concordância, ambiguidade, falsa interpretação, propaganda enganosa, dentre outros) e de uso de estrangeirismos. Os envolvidos devem centrar o trabalho em letreiros, banner, cartazes, faixas ou em demais itens que possuam a linguagem escrita. Com isso, visam-se vários objetivos, como: despertar o senso critico e mostrar o grandioso papel da língua portuguesa e estrangeira; fazer com que o aluno coloque na prática os conceitos e teorias aprendidas durante as aulas de Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.

 

Livro GRANDES PRODUÇÕES TEXTUAIS

O livro GRANDES PRODUÇÕES TEXTUAIS (publicado no final de cada ano letivo) é a união das principais produções artísticas e avaliativas (escritas ou desenhadas) pelos colaboradores e principalmente pelos alunos do Colégio Integração Minas, ou seja, esta obra é eclética (multidisciplinar) e sintetizará aquilo que de melhor foi confeccionado no ano, por diversos estudantes, dentro de todas as disciplinas da escola.

 

Concurso de Redação

O concurso é uma atividade direcionada a prática da produção textual e artística dos alunos do Colégio Integração Minas, ou seja, trata-se de um incentivo (maior) às atividades escritas já realizadas pelo corpo discente no âmbito escolar. Para todas as séries dos ensinos fundamental e médio há um tema (diferenciado); ele é trabalhado em sala de aula pelo(s) professor(es) e ou palestrante(s), posteriormente, o aluno elabora uma produção de texto, que é avaliada e classificada para figurar no livro (que é distribuído gratuitamente à comunidade).

 

Visitas recreativas e Interclasse

Em meio à rotina de estudos, deve-se ter um tempo para confraternizar, assim os alunos possuem oportunidades de recreação em clubes na cidade e fora. Sabe-se que a diversão também tem que acontecer, pois além dos momentos de estudo, precisa-se se ter momentos descontraídos junto aos amigos da escola. O Interclasse é o campeonato anual de futebol entre turmas da escola, ele ocorre no período da aula de Educação Física.

 

Visitas práticas

Transformar simples visitas (supermercados, empresas, clubes) e momentos raros de visitação (usinas, exposições, museus) em oportunidades de ganhar mais e mais conhecimentos. Enfim, sair da rotina da sala de aula e fazer com que o aluno coloque na prática os conceitos e teorias aprendidos durante as aulas. Deste modo, promover um contato – troca de experiências – maior entre alunos, professores e colaboradores. Diante de tudo isso, fazer o estudante ter uma autocrítica acerca do meio em que ele está inserido.

 

Visitas sociais – humanitárias

O termo “voluntário” significa ato social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Assim, doa-se tempo, trabalho e talento em favor dos outros. Sabendo que a cada ano cresce o número de pessoas realizando tais ações voluntárias, a equipe do colégio organiza campanhas de doação de alimentos, brinquedos, materiais escolares e, ainda, realiza constantes, como visitas a orfanatos, creches, hospitais e instituições que abrigam pessoas com necessidade de auxilio. Enfim, acredita-se que o voluntário (aluno) está comprometido com a sociedade, baseado na liberdade de escolha, ele promove um mundo melhor e mais valor humano para todos.

 

Valorização teatral

Por meio do Integração Cultura e do Festival de Música, valorizam-se os talentos teatrais e musicais dos alunos, ou seja, trata-se de uma oportunidade para os alunos mostrarem os seus dons artísticos e serem prestigiados pelos colegas, familiares e equipe da escola.

 

Amostra de experiências

Feira Cultural (de Ciências). Depois de estudos, preparação e organização; os alunos devem mostrar os seus experimentos científicos, históricos, sociais, psicológicos – que podem ser realizados com ou sem materiais e equipamentos – de modo a demonstrar um conhecimento adquirido com a pesquisa elaborada. Enfim, trata-se de um bom momento para eles buscarem novos aprendizados e interações com uma área do conhecimento e do cotidiano. O Projeto Projétil é uma aplicação dos conhecimentos de Física em uma competição que une projeto, criação e arremesso (tudo baseado em assuntos físicos) de bola, o objetivo é acertar um alvo determinado.

 

Visitas ecológicas (parques, fazendas)

Mostrar a necessidade de pensar no problema da depredação ambiental, logo, propor soluções para garantir um meio ambiente saudável e uma boa qualidade de vida. Assim, possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente. Deste modo, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade.