No Colégio Integração Minas, o aluno começa o seu preparo para o ingresso ao ensino superior bem cedo. A filosofia pedagógica da instituição é fundamentada em práticas que privilegiam a formação de um aluno participativo, crítico e capaz de vivenciar e evidenciar seu crescimento, tanto no trabalho individual quanto no meio coletivo. 

O vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os processos seriados, a partir desta fase, passam a ser uma preocupação importante na vida escolar. Partindo dessa realidade, o Colégio Integração Minas trabalha no sentido de provocar em seus estudantes discussões sobre as tendências de mercado, as novas relações de trabalho, os perfis profissionais do novo milênio, além de favorecer o contato dos alunos com as instituições de ensino superior.

Assim, Colégio Integração Minas prepara o aluno para as provas e dá a ele formação acadêmica e condições para formular e desenvolver conceitos, em vez de simples enunciados.

A proposta estimula o aluno a compreender, interpretar e aplicar os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, em vez de apenas “decorar a matéria”. Com isso, o Colégio Integração Minas acredita que essa estratégia prepara os estudantes para enfrentarem os exames com segurança, firmeza e confiança – afinal, eles não só adquiriram conhecimentos, mas também tranquilidade para enfrentar os processos seletivos e os vários desafios do meio social.